(81) 99743-5982 (Tim) (81) 98601-5056 (Oi) (81) 99905-3592 (Vivo) (81) 3091-4898 (Fixo)

Museu de Arte Sacra de Pernambuco

Vista aérea de Olinda. Imagem: Pixabay.

O Museu de Arte Sacra de Pernambuco foi fundado em 1977, num local histórico: a casa da câmara. O antigo prédio, que foi um dos primeiros a ser construído na Vila de Olinda, servia como palácio episcopal nos tempos áureos em que a cidade começou a ser reconhecida como tal.

Ao longo de sua história sofreu algumas transformações e passou a ser quartel general e até uma escola, entretanto a atmosfera religiosa nunca o abandonava, já que era uma espécie de abrigo para vários religiosos. E nada mais justo que um local com tanta história fosse escolhido como lar para o Museu de Arte Sacra de Pernambuco.

A casa abriga inúmeras obras de arte sacra, que são setorizadas em grupos em diferentes salas de exposição. São ao todo sete salões dedicados a exposição nomeados assim: sala Olinda, dos Santos em Procissão, Santos e relicários, aspectos religiosos, santos na igreja, altar de gesso e via sacra.

Cada uma contém estátuas, monumentos, imagens, pinturas e peças arqueológicas importantes da história da arte popular. As obras são apresentadas de forma expositiva, mas durante a semana são feitas programações no local como palestras, debates entre outras atividades que têm a ver com o calendário religioso.

Para visitar o local é importante saber que ele abre de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, no endereço Rua Bispo Coutinho, nº 726, Carmo, Olinda – PE. Para mais informações entre em contato através do fone: (81) 3184-3155.